About

Assim, no espírito das Bem-aventuranças, se esforcem para purificar o coração de toda inclinação e avidez de posse e de dominação, como peregrinos e forasteiros a caminho da casa do Pai. - Regra OFS nº 11

terça-feira, 7 de julho de 2009

O sentido da Regra Franciscana


por Fred Félix, ofs

-->
Todo franciscano nutre um amor por sua regra que um dia professou perante Deus e seus irmãos e irmãs. Porém, qual o sentido que carrega este pequeno livro, que muitas vezes cabe em um bolso?

Temos nas fontes franciscanas, descrito no livro do Espelho da Perfeição, o exemplo de um irmão leigo, que a tradição conservou com o nome de Electus, que demonstra o amor e o zelo de um franciscano para com sua Regra de Vida:

Capítulo 77. O santo leigo que foi martirizado com a Regra nas mãos.

-->
1 Um irmão leigo, que cremos firmemente ter sido admitido ao coro dos mártires, não esqueceu este santo ensinamento e os princípios do beatíssimo pai. 2 Quando estava entre os infiéis pelo dese­jo do martírio e finalmente foi levado ao martírio pelos sarrace­nos, segurando a regra com ambas as mãos, dobrou humilde­mente os joelhos e, com grande fervor, disse a seu companheiro: 3 “Irmão caríssimo, diante dos olhos da divina majestade (cf. Is 3,8) e diante de ti, confesso-me culpado de tudo o que fiz contra esta regra”.
4 A essa breve confissão, seguiu a espada, que pôs fim à sua vida, e ele alcançou a coroa do martírio. 5 Ele entrara na Ordem tão novo que mal podia suportar o jejum da regra e, sendo ainda jo­vem, levava uma couraça sobre a carne. Feliz jovem, que começou felizmente e terminou mais feliz ainda!




Recordando o dia em que Francisco e seus 11 irmãos se apresentaram diante do Papa Inocêncio III entendemos um pouco melhor o sentido da Regra Franciscana.


Para Francisco bastaria que os irmãos e irmãs seguissem o Evangelho como seu modo de vida. Contudo, o gesto do pobre de Assis demonstra a submissão da Família Franciscana e de sua Espiritualidade e Mística perante a Igreja de Cristo. O sim de Inocêncio III confirma o acolhimento de nossa Família no seio desta Mãe. Isto tem grande significado ao pensarmos tanto no fato de fazermos parte do Corpo Místico de Jesus Cristo, que é a Igreja Peregrina, e, no momento histórico, o nosso movimento não ter sido considerado, como tanto outros o foram, como hereges e, desta forma, ser combatido.

Um segundo aspecto importante da Regra Franciscana é o fato dela ser uma síntese do Evangelho, a própria medula da Boa Nova. Ela é caminho que conduz à plenitude da virtude e da felicidade.

“A Regra e a vida dos franciscanos seculares é esta: observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro da sua vida com Deus e com os homens.
Cristo, dom do Amor do Pai, é o caminho para Ele, é a verdade na qual o Espírito Santo nos introduz, é a vida que Ele veio dar em superabundância.
Os franciscanos seculares se empenhem, sobretudo na leitura assídua do Evangelho, passando do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho”. (Regra da OFS, art. 4º)


Mas, porque existir uma regra? A sua principal função é conduzir o franciscano ao caminho da perfeição da caridade cristã, sabendo utilizar sua liberdade. Imaginemos uma locomotiva. Mesmo que ela esteja sobre uma longa planície, nunca irá conseguir ir verdadeiramente para frente se não haver trilhos sobre os quais ela possa caminhar. Assim é o homem que deseja progredir na virtude. E a regra é para o franciscano como este trilho, sobre o qual ele desliza sua vida, modificando seu interior, moldando seu ser para se assemelhar cada vez mais ao Cristo, assim como fez Francisco de Assis.

Na regra da Ordem Franciscana Secular (OFS) encontramos os principais princípios da nossa espiritualidade. Vejamos:

Prólogo – Dos que fazem penitência: Escrito de São Francisco de Assis aos leigos franciscanos para que progridam na forma de vida inspirada por Deus.

Art 1º a 3º - A OFS e a Família Franciscana

Art 4º - A essência da regra e o seguimento de Jesus Cristo

Art 5º - Formas de buscar a encarnação de Cristo

Art 6º - Participação do mistério de Jesus e submissão à Igreja Católica

Art 7º - A Conversão Diária

Art 8º - Oração, Contemplação e Eucaristia

Art 9º - Seguimento de Maria Santíssima

Art 10 – A obediência

Art 11 – O Desapego

Art 12 – A Pureza de Coração

Art 13 – O Acolhimento e a Fraternidade Universal

Art 14 – O Serviço e a construção do Reio de Deus

Art 15 – Testemunho e participação social

Art 16 – O Trabalho

Art 17 – A Família

Art 18 – Ecologia Franciscana

Art 19 – Instrumentos de Paz e encontro com a morte

Art 20 a 26 – A vida em Fraternidade

Desta forma, em poucos artigos e descrita em mandamentos positivos, sempre indicando a trilha da virtude, a Regra se estabelece como real Dom de Deus para cada filho e cada filha de Francisco de Assis.

"E todo aquele que isto observar,
seja repleto no céu da bênção
do altíssimo Pai, e seja, na terra,
cumulado com a bênção do seu
dileto Filho, juntamente com o
santíssimo Espírito Paráclito."

São Francisco de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário