About

Assim, no espírito das Bem-aventuranças, se esforcem para purificar o coração de toda inclinação e avidez de posse e de dominação, como peregrinos e forasteiros a caminho da casa do Pai. - Regra OFS nº 11

Autores que curtimos



Abaixo segue relação de alguns autores que admiramos e que , habitualmente, selecionamos  textos para publicação no P&F:

ANSELM GRÜN, OSB - teólogo, sacerdote e místico
Sitehttp://www.anselmgruen.com/
Pe. Anselm Grün nasceu na Alemanha, em 1945. É monge da Ordem de São Bento - OSB, doutor em Teologia e administra a abadia beneditina de Münsterschwarzach. É conselheiro espiritual, ministra palestras, cursos, retiros espirituais e seminários e seus livros estão entre os textos cristãos mais lidos, tendo sido publicados em 28 diferentes línguas.



JEAN-YVES LELOUP - padre ortodoxo, teólogo e filósofo
Site: http://www.jeanyvesleloup.com/

Jean-Yves Leloup, doutor em Psicologia, Filosofia e Teologia, escritor, frade dominicano e depois padre ortodoxo, oferece através dos seus livros, conferências e seminários um aprofundamento dos textos sagrados, assim como uma abordagem e uma reflexão extremamente ricas sobre a espiritualidade no quotidiano graças à uma formação pluridisciplinar de rara complementaridade.  Membro da organização das Tradições Unidas, doutor honoris causa e ciências da Universidade de Colombo (Sri Lanka), Jean-Yves Leloup ensina na Europa, nos Estados Unidos e na América do Sul em diferentes universidades e institutos de pesquisa em antropologia fundamental.  É autor de mais de cinqüenta obras, além de ter comentado e traduzido os evangelhos de Tomé, Maria de Magdala, Felipe e João.


Laurence Freeman, OSB - monge, sacerdote e jornalista
Site: http://www.wccm.org/
Dom Laurence Freeman nasceu em Londres em 1951 e estudou na Universidade de Oxford, onde ele alcançou o Grau de Mestrado em Literatura Inglesa. Trabalhou em jornalismo, adquirindo também experiência no Merchant Banking, antes de se tornar monge Beneditino na Abadia de Ealing em Londres.Laurence recebeu seu treinamento monástico de John Main, seu mestre espiritual e amigo. Ele acompanhou John Main na formação do primeiro Centro de Meditação Cristã em Londres em 1975, e em Montreal em 1977, pelo convite do Arcebispo deste local. A partir daí eles viram uma grande expansão da tradição espiritual da meditação, que se espalhou por todo o mundo. Após o falecimento de John Main em 1982, o Padre Laurence tornou-se o seu sucessor e começou a viajar amplamente, ensinando a meditação por meio de retiros, palestras, e sempre meditando junto com aqueles a quem ele está ensinando. Em 1991, a Comunidade Mundial de Meditação Cristã foi formada, com o Padre Laurence como o seu guia espiritual. 



LEONARDO BOFF - teólogo franciscano e filósofo
Site: http://leonardoboff.com/
Blog: http://leonardoboff.wordpress.com/
Leonardo Boff (*1938) doutorou-se em teologia pela Universidade de Munique. Foi professor de teologia sistemática e ecumênica com os Franciscanos em Petrópolis e depois professor de ética, filosofia da religião e de ecologia filosófica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Conta-se entre um dos iniciadores da teologia da libertação. É assessor de movimentos populares. Conhecido como professor e conferencista no país e no estrangeiro nas áreas de teologia, filosofia, ética, espiritualidade e ecologia. A partir dos anos 80  começou a aprofundar a questão ecológica em suas obras.


MARCELO MARROS, OSB
Marcelo Barros é monge beneditino católico , teólogo, escritor e assessor de movimentos populares. Recebeu o sacramento da ordem pelas mãos de Dom Helder Câmara, com quem trabalhou durante mais de quatorze anos.É especializado em exegese bíblica. Marcelo destaca-se também como fundador do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – CEBI e da Teologia da Terra, ramo próprio da Teologia da Libertação. É autor de inúmeros livros, dentre eles:'' O espírito vem pelas águas'' (Loyola,2008);'' Teologia pluralista libertadora intercontinental ''(Paulinas, 2008) e ''Dom Helder Camara - profeta para os nossos dias'' (Rede da Paz, 2008).


VITORIO MAZZUCO FILHO, OFM
Site/Blog: http://carismafranciscano.blogspot.com.br/

Frei Vitório Mazzuco é natural de Campo Limpo Paulista, São Paulo. Nasceu no dia 28 de abril de 1953 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de janeiro de 1973. Fez a profissão solene no dia 2 de agosto de 1977 e foi ordenado sacerdote no dia 7 de julho de 1979. Estudou Filosofia e Teologia de 1974-1979 no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis/RJ, onde hoje é professor. Fez Mestrado em Teologia com especialização em Teologia Espiritual no Pontificium Athenaeum Antonianum, Roma, Itália.


FREI BETTO, OP
Site: www.freibetto.org.br
Twitter: @freibetto
Carlos Alberto Libânio de Christo, o Frei Betto, é um escritor e religioso católico da Ordem dos Dominicanos(OP), autor de mais de 53 livros. É militante de movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial da Presidência  da República entre 2002 e 2004, quando coordenou o extinto Programa Fome Zero.Esteve preso por duas vezes durante a ditadura militar. Sua experiência na prisão está relatada no livro Batismo de Sangue (Rocco). Premiado com o Jabuti de 1983, traduzido na França e na Itália, ''Batismo de Sangue'' descreve os bastidores dos porões do regime militar, a participação dos frades dominicanos na resistência à ditadura, a morte de Carlos Marighella e as torturas sofridas por Frei Tito de Alencar.Frei Betto recebeu vários prêmios por sua atuação em prol dos direitos humanos e a favor dos movimentos populares. Em Cuba, intermediou as relações Igreja Católica e Estado.