About

Assim, no espírito das Bem-aventuranças, se esforcem para purificar o coração de toda inclinação e avidez de posse e de dominação, como peregrinos e forasteiros a caminho da casa do Pai. - Regra OFS nº 11

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Decálogo da OFS para a Paz


1. Proclamamos que toda a pessoa é titular do direito sagrado a uma vida íntegra, mesmo do ponto de vista espiritual.
Queremos liberdade autêntica, dotada de valores e princípios éticos, fundamentada no Amor, no Perdão, na Esperança e no Sentido para a Vida.
Comprometemo-nos, pelo nosso testemunho de vida, a anunciar a dignidade e a despertar consciências para a vida como de Deus.

2. Proclamamos que a Família é o lugar por excelência de aprendizagem religiosa em liberdade integral da relação com Deus e com o Irmão em harmonia e respeito mútuo que conduz à paz.
Queremos que a Família, fundada no Matrimónio entre Homem e Mulher, seja defendida nas sua dimensão humana, social e religiosa.
Comprometemo-nos com a nossa oração em Família, para que a paz frutifique em terra fértil e se desenvolva em liberdade.



3. Proclamamos que a liberdade religiosa não é patrimônio exclusivo dos crentes, mas de toda a família dos povos da terra.
Queremos aceitar todas as religiões, porque Deus é um só.
Comprometemo-nos a não impor a nossa religião nem a nós mesmos, mas a viver o Evangelho a exemplo de Francisco de Assis.

4. Proclamamos que a liberdade religiosa – força de liberdade e de civilização, e caminho para a paz – não deve ser instrumentalizada.
Queremos aceitar e respeitar as diferenças religiosas, em coerência com o nosso ideal cristão e franciscano.
Comprometemo-nos a agir com Fé e Caridade, mas com firmeza, de acordo com os princípios evangélicos, procurando ser luz na sociedade.

5. Proclamamos que a sociedade, ao impor ou negar a religião pela violência, é injusta com a pessoa, consigo mesma e com Deus.
Queremos uma sociedade fundada na liberdade e na tolerância, onde haja lugar para a diferença de consciência, de pensamento e de culto.
Comprometemo-nos a aceitar, respeitar e promover a diferença do outro nas nossas relações familiares, sociais ou profissionais, sendo coerentes entre a consciência e a vida, como seres integrais.

6. Proclamamos que todos somos chamados a viver no amor e na verdade.
Queremos respeitar a todos e ser respeitados em qualquer parte, rejeitar tudo o que é contra a dignidade do homem e da mulher, ser coerentes com a nossa fé.
Comprometemo-nos a ser e viver em paz e bem com todos, a estar atentos aos nossos defeitos antes de apontar os dos outros, a ser humildes e voltar atrás para beijar o leproso.

7. Proclamamos o diálogo como procura do bem e da verdade em comum.
Queremos o sincero respeito pelo modo de viver e agir de cada crença.
Comprometemo-nos a respeitar e acolher todas as religiões com o que tenham de verdadeiro e de bom,
e em diálogo e tolerância levar aos outros o testemunho de Francisco de Assis: paz e amor, fé e simplicidade.

8. Proclamamos a defesa da religião, dos direitos e da liberdade das comunidades religiosas.
Queremos paz, fé e amor em toda a humanidade, para uma vida serena e equilibrada entre pluralismo e laicidade das instituições.
Comprometemo-nos a tolerar e amar todas pessoas.

9. Proclamamos a renovação conseguida com a mútua indulgência e perdão.
Queremos não desanimar nas adversidades, aceitar as diferenças religiosas, promover o diálogo para a paz e afirmar-nos nos valores do Evangelho tendo como base a Fé, a Esperança e o Amor.
Comprometemo-nos a conhecer melhor as próprias imperfeições, a aceitar a liberdade de cada um, a contribuir para a paz no mundo e a amar a todos com convicção reconhecendo neles o rosto de Cristo.

10. Proclamamos a Paz como dom de Deus e projeto em construção contínua no coração de cada pessoa.
Queremos ser obreiros dessa Paz, amando a todos sem discriminação.
Comprometemo-nos a ser melhores e mais conscientes cidadãos e cristãos, a respeitar os que não pensam como nós, a lutar contra a permissividade e a passividade e a viver na Verdade e no Amor ao jeito de Francisco de Assis.

Fátima / Centro Bíblico dos Capuchinhos / 27 de Março de 2011
Na Conclusão do Encontro/Retiro da OFS Nacional para Formandos e Formadores

fonte: Ofm Cap. de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário