About

Assim, no espírito das Bem-aventuranças, se esforcem para purificar o coração de toda inclinação e avidez de posse e de dominação, como peregrinos e forasteiros a caminho da casa do Pai. - Regra OFS nº 11

sábado, 18 de junho de 2011

33 anos de aprovação da Regra Renovada da OFS

Prezados,

Pala comemoração dos 33 anos de aprovação da Regra Renovada da Ordem Franciscana Secular (OFS), no dia 24 de junho (sexta-feira), elaborei esta celebração para ser feita dentro da oração da liturgia das horas, seja laudes ou vésperas, quando rezada em fraternidade.

Espero que ela seja útil àqueles que por acaso cheguem até ela.

um abraço,
paz e bem,
Fred Félix.
________________________________ Δ ______________________________

CELEBRAÇÃO DA REGRA DA OFS DENTRO DO OFÍCIO DIVINO

[Para ser incluída após a leitura breve e antes do responsório ou no lugar do responsório]

Instruções: Deve-se preparar uma estante para a recepção da Regra, com velas acesas ao lado ou abaixo e também uma bonita planta. Escolhe-se um irmão da fraternidade para entrar com a regra logo após a invocação do Ministro. Também se deve preparar um hissope para o caso do sacerdote querer aspergir os irmãos e irmãs com água benta na benção que encerra esta celebração.

Ministro: No dia 24 de junho comemoramos os 33 anos da renovação de nossa Regra de Vida. Esta é uma data muito importante para todo e qualquer franciscano ou franciscana. Nosso Pai Seráfico nutria tanto amor e devoção pela Seráfica Regra que dizia ser ela “o livro da vida, a esperança da salvação, a medula do Evangelho, o caminho da perfeição, a chave do paraíso, o pacto da aliança eterna”. Queria que todos a possuíssem e que todos a conhecessem, para que fosse consolação no tédio e que servir-se para recordar ao homem interior o juramento que tinha prestado. Ensinou que se devia ter sempre a Regra diante dos olhos para dirigir a vida e, até mais, que com ela se deveria morrer. Desta forma, celebramos e comemoramos hoje o dom recebido e a graça de termos este farol para iluminar nossos passos no caminho da vida e em direção à plenitude. Por isso, fiquemos de pé para recebermos esta que é a bussola do nosso viver e elo de nossas vidas em fraternidade, cantando.


Entra a Regra da OFS em profissão enquanto os irmãos entoam um canto franciscano como “Estas entre nós” ou “Oração de São Francisco”.

Ministro: Senhor nosso Deus, queremos tornar presente o carisma de nosso Seráfico Pai São Francisco na vida e na missão da Igreja, de modos e formas diversas, mas em recíproca comunhão vital. Com a profissão nos comprometemos a viver o Evangelho à maneira de São Francisco e mediante nossa Seráfica Regra renovada pela Igreja. Ajudai-nos, nós vos pedimos, para que cada dia possamos:

Todos: Observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco, passando do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho.

Lado A: Que possamos buscar a pessoa vivente e operante do Cristo nos irmãos, na Sagrada Escritura, na Igreja e na Eucaristia.

Lado B: Que possamos fazer-nos testemunhas e instrumentos da sua missão entre os homens, anunciando Cristo com a vida e com a palavra.

Lado A: Dai-nos a graça de conformar nosso modo de pensar e de agir ao de Cristo, mediante uma radical transformação interior que o próprio Evangelho designa pelo nome de "conversão", aproveitando-nos do Sacramento da Reconciliação no caminho de renovação.

Lado B: Que possamos fazer da oração e da contemplação a alma do próprio ser e do próprio agir.

Lado A: Fazei-nos imitar a disponibilidade incondicional da Virgem Maria à sua palavra e a todos os seus apelos.

Lado B: Que cumpramos fielmente os compromissos próprios de nossa condição nas diversas situações da vida.

Lado A: Ajudai-nos a buscar o justo espírito de desapego e purificar o coração de toda inclinação e avidez de posse e de domínio.

Lado B: E adquirir a pureza do coração para entregar-nos ao amor de Deus e dos irmãos.

Lado A: Auxiliai-nos a acolher a todos os homens como vosso dom e imagem de Cristo.

Lado B: Concedei que possamos exercer com competência nossas responsabilidades no espírito cristão de serviço.

Lado A: E estar presentes com o testemunho de nossa vida humana e com iniciativas corajosas na promoção da justiça.

Lado B: Que possamos considerar o trabalho como dom e como participação na criação, redenção e serviço à comunidade humana.

Lado A: Viver o espírito franciscano de paz, fidelidade e respeito à vida, esforçando-nos para fazer disso um sinal de um mundo já renovado em Cristo.

Lado B: Concedei-nos também a graça de respeitar as outras criaturas, animadas e inanimadas, que "trazem em si o significado do Altíssimo".

Todos: Que possamos, enfim, ser portadores de paz e mensageiros da perfeita alegria, em toda circunstancia de modo que, inseridos na Ressurreição de Cristo, caminhemos com serenidade ao encontro definitivo com o Pai. Nós vo-lo pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Irmão. Amém.

O Frade estende a mão sobre todos os irmãos e proclama a benção. Ele pode aspergir os irmãos e irmãs com água benta.

Sacerdote: E todo aquele que observar a Regra da Ordem Franciscana, seja repleto no céu da bênção do altíssimo Pai, e seja, na terra, cumulado com a bênção do seu dileto Filho, juntamente com o santíssimo Espírito Paráclito. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Encerra-se esta pequena celebração com o Hino à Regra da OFS.

1) Na presença de Deus Poderoso / Para a glória da Virgem sem par / Do Seráfico Pai São Francisco / E dos Santos no Céu a reinar.

Eu prometi, fiel serei / Por toda a vida à Santa Regra Franciscana
Eu prometi, fiel serei / A Santa Regra guardarei.

2) Prometi ser cristão fervoroso / Os preceitos divinos cumprir / Prometi sempre e sempre da Igreja / Os ensinos sagrados ouvir.

Eu prometi, fiel serei / Por toda a vida à Santa Regra Franciscana
Eu prometi, fiel serei / A Santa Regra guardarei.

3) Prometi os prazeres mundanos / por amor de Jesus, desprezar / Mas dos bens eternais, a riqueza / prometi nesta vida alcançar.

Eu prometi, fiel serei / Por toda a vida à Santa Regra Franciscana
Eu prometi, fiel serei / A Santa Regra guardarei.

4) Dar exemplos de belas virtudes / Cultivar o fervor da oração / Exercer caridade fraterna / Prometi ao fazer profissão.

Eu prometi, fiel serei / Por toda a vida à Santa Regra Franciscana
Eu prometi, fiel serei / A Santa Regra guardarei.

5) “Ó meu Deus, meu Amor e meu Tudo” / Com Francisco me atrevo a dizer /Só de Vós quero ser em vivendo / Só de Vós quero ser em morrer.

Eu prometi, fiel serei / Por toda a vida à Santa Regra Franciscana
Eu prometi, fiel serei / A Santa Regra guardarei.



Nenhum comentário:

Postar um comentário