About

Assim, no espírito das Bem-aventuranças, se esforcem para purificar o coração de toda inclinação e avidez de posse e de dominação, como peregrinos e forasteiros a caminho da casa do Pai. - Regra OFS nº 11

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Carta ao Hebreus - Capítulo 1º

1. Nos tempos antigos, muitas vezes e de muitos modos, Deus falou aos antepassados por meio dos profetas.
2. No período final em que estamos, falou-nos por meio do Filho. Deus constituiu-O herdeiro de todas as coisas e, por meio d'Ele, também criou os mundos.
3. O Filho é a irradiação da sua glória e n'Ele Deus exprimiu-Se tal como é em Si mesmo. O Filho pela sua Palavra poderosa é Aquele que mantém o Universo. Depois de realizar a purificação dos pecados, sentou-Se à direita da Majestade de Deus nas alturas.
4. Ele está acima dos anjos, da mesma forma que herdou um Nome muito superior ao deles.
5. De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: «Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei?» Ou ainda: «Eu serei seu Pai, e Ele será meu Filho?»
6. E de novo, quando introduz o seu Filho primogênito no mundo, Ele diz: «Que todos os anjos O adorem».
7. Por outro lado, sobre os anjos Deus diz: «É Ele que faz os seus anjos como ventos, e os seus ministros como chamas de fogo».
8. Sobre o Filho, porém, afirma: «O teu trono, ó Deus, permanece para sempre, e o cetro da retidão é o cetro do teu reino.
9. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade. Por isso, Deus, o teu Deus Te ungiu com perfume de festa, preferindo-Te aos teus companheiros».
10. E ainda: «Tu, Senhor, nas origens fundaste a Terra, e os céus são obra das tuas mãos.
11. Eles desaparecerão, mas Tu permaneces; envelhecerão todos como uma veste,
12. e Tu os dobrarás como a um manto, e serão como uma veste que se muda; mas Tu permanecerás o mesmo, e os teus anos jamais terminarão».
13. A qual dos anjos Deus disse alguma vez: «Senta-Te à minha direita, até que Eu coloque os teus inimigos como estrado para teus pés?»
14. Não são todos eles espíritos encarregados para um serviço, enviados para servir aqueles que deverão herdar a salvação?




Comentário:


Deus na sua gratuidade nos enviou seu Filho, Jesus Cristo (Yeshua), partícula divina da essência plena do próprio Deus, para nos demonstrar o caminho de retorno à casa. O Cristo, mesmo sendo homem como nós, não possui o pecado original, ao contrário, ele é a graça personificada. Ele é reto e justo, não corruptível pelo pecado.


A pessoa de Jesus Cristo, por tudo que é e por tudo que representa, nos diferentes graus de evolução do espírito, está em uma posição maior do que a dos anjos. Os próprios anjos se dobram ao ouvir seu nome.


Yeshua é o caminho da plenitude. Caminho este não composto por um itinerário esquematizado, mas por uma vivência plena. Quando somos inteiros e praticamos sua palavra nos tornamos semelhantes ao Cristo e, como Paulo, podemos dizer: “Já não sou mais eu que vivo, mas é o Cristo que vive em mim”. Que assim seja!


Fred Félix, ofs

Nenhum comentário:

Postar um comentário