Santa Faustina Kowalska (1905-1938), religiosa
Diário, § 1306 (a partir da trad. de Eds. Parole et dialogue 2002, p. 440)
Ó humildade, flor da beleza, vejo como são poucas as almas que te possuem – será por seres ao mesmo tempo tão bela e tão difícil de conquistar? Ó sim, tanto por uma coisa como por outra. O próprio De
us tem nela a Sua predileção. Sobre a alma cheia de humildade entreabrem-se as eclusas celestes e derrama-se um oceano de graças. Ó como é bela a alma humilde; do seu coração, como de um turíbulo, sobe todo um perfume agradabilíssimo que atravessa as nuvens e alcança o próprio Deus, enchendo de alegria o Seu coração santíssimo. Deus não recusa nada a esta alma; ela é todo-poderosa e influencia o destino do mundo inteiro. A uma tal alma Deus a eleva até ao Seu trono. Quanto mais ela se humilha, mais Deus se debruça sobre ela, a segue com as Suas graças e a acompanha a cada momento com a Sua omnipotência. Essa alma está profundamente unida a Deus.
Ó humildade, implanta-te profunda
Ó humildade, implanta-te profunda
mente em todo o meu ser. Ó Virgem, a mais pura de todas as virgens e também a mais humilde, ajuda-me a atingir uma humildade profundíssima. Compreendo agora porque é que há tão poucos santos: é que poucas almas são verdadeira e profundamente humildes.
_______ * _______
“Certa vez um ancião foi perguntado: ‘O que é humildade?’ E ele respondeu: ‘A humildade é uma grande obra; uma obra divina! O caminho para humildade, porém, deve ser este: realizar trabalhos corporais,considerar-se um homem pecador, submeter-se a todos’. E Aí o irmão lhe perguntou: ‘O que significa ser submisso a todos?’ E o ancião replicou: ‘Ser submisso a todos é quando alguém não presta atenção a falha dos outros, mas antes atenta para as próprias, e quando alguém suplica sem cessar a Deus’”. - (Fonte - Apot 1083: Apotegmas dos padres do deserto – Apophthegmata Patrum – aproximadamente Sec III)
Maravilhoso, meu amigo! Texto lindíssimo!
ResponderExcluir