Parece frustrada a expectativa, por parte de alguns, da aproximação de PT e PSDB. Lula coloca lenha na fogueira da disputa quando fala de perigo de retrocesso.
Se os tucanos ainda demonstram boa vontade com o governo do PT, o mesmo não ocorre no sentido inverso. Uma aliança entre os dois maiores partidos brasileiros está se tornando um sonho distante. Prevalece uma competição, em torno dos paulistas de ambos os lados, que vai se radicalizando, conforme o cenário das eleições vai sendo desenhado.
Se em outros momentos o Presidente fez questão de exibir a sua qualidade de habilidoso mediador político, que priorizava a conciliação, agora está surgindo um jogador agressivo. Sem querer associar o fato à proximidade das eleições apenas, pois seria uma simplificação do debate, mesmo assim vale lembrar que em 2006, na última eleição presidencial, aconteceu a mesma coisa. Como Lula foi vitorioso naquele ano, então ele está repetindo a fórmula.
O PT, no governo, foi fiel, principalmente no seu primeiro mandato , à política econômica que o PSDB implantou antes. Mas prefere colar a responsabilidade, das piores coisas que aconteceram, na testa do tucanato e fingir que não é com ele.
Planejamento das Cidades
O cheiro de lixo, em outros bairros de Niterói, que a tragédia do Morro do Bumba colocou em evidência não é uma eventualidade. Os resíduos sólidos estão, em toda parte, acondicionados de forma precária. Melhor: descartados sem critério.
Seria obra do acaso um acontecimento desconectado dos problemas da cidade global. Não é o caso. O odor penetra em áreas que vivem o drama da má gestão dos resíduos. A calamidade tem a função de chamar a etenção para o problema. E fica clara uma relação causa e efeito que extrapola os limites de apenas uma área degradada.
Nem todo o lixo de Niterói terá como destino aterros sanitários controlados. Por isso, mesmo que sob cuidados da Administração local, os resíduos são em boa parte clandestinos. A natureza deste material, jogado fora por não ter mais uso, é,ela mesma, difícil de adequar-se ao rigor da Engenharia Urbana.
Economia
O aumento geral dos preços não pode servir como argumento para o aumento dos juros básicos. A inflação dos alimentos é um falso pretexto para a elevação da taxa Selic.
Para uma economia ortodoxa os juros são o principal fator a ser analisado. O são mais ainda do que a geração de empregos, de qualidade e formais. Mas a heterodoxia propõe flexibilizar o rigor que impõe restrições ao crédito. Mais precisamente para torná-lo um produto menos escasso e, portanto, não tão caro. Melhor ainda se este estiver sendo direcionado para os investimentos na capacidade da economia de crescer e de empregar.
Os alimentos caros, principalmente por serem vilões das famílias mais pobres, servirão como justificativa para os juros que, diz-se, combatem a inflação. Principalmente porque, junto com o Plano Real, surgiu uma política social mais eficiente, como é o Bolsa Família. Sob o Real fica mais fácil o cálculo das necessecidade dos mais pobres para doar a bolsa. Porém, o benefício é uma percentagem muito pequena, no Orçamento, quando comparado ao tamanho crescente da Dívida Pública, que é favorecida pelo interesse dos seus maiores credores, estes que a financiam sob taxas de juros elevadas.
Internacional
As tragédias no Haiti e no Chile foram bem diferentes. No país caribenho, foi a pobreza a responsável . No Chile, foi uma catástrofe natural mesmo.
No Haiti, as casas são construções bem precárias. Não resistiram e vieram abaixo. O saneamento nas cidades afetadas funciona muito mal. Isto tornou o potencial de transmissão de doenças enorme. Lixo pelas ruas, pouco abastecimento de água e rede de esgoto mínima são componentes que amplificaram o risco de mortes. A interrupção dos transportes foi fatal para dificultar ainda mais a circulação das pessoas. Tornando mais lenta a chegada de ajuda dos outros países e mesmo impedindo a saída emergencial dos doentes para serem atendidos em locais apropriados. A atuação da Devesa Civil, e dos órgãos de segurança pública, teve limitadas possibilidades, em alguns casos sendo total a ausência de qualquer autoridade que pudesse executar tarefas urgentes para conter o que veio a ser um dos maiores números de mortos já registrados.
O Chile é um país mais rico e, portanto estruturado para resistir a tremores. Principalmente a qualidade maior das construções já é suficiente para amenizar o sofrimento.
..............................................................................................................................................
Guilherme Valle, sociólogo
..............................................................................................................................................
Guilherme Valle, sociólogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário