About

Assim, no espírito das Bem-aventuranças, se esforcem para purificar o coração de toda inclinação e avidez de posse e de dominação, como peregrinos e forasteiros a caminho da casa do Pai. - Regra OFS nº 11

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Desviando o olhar de dentro para fora







Fernando Pessoa escreveu -
Tudo em nós está em nosso conceito do mundo; modificar o nosso conceito do mundo é modificar o mundo para nós, isto é, é modificar o mundo, pois ele nunca será, para nós, senão o que é para nós...

Se considerarmos como conseguimos modificar as coisas a nossa volta apenas mudando nossa maneira de enxergar, percebemos que somos argila que é molda através das mãos de nossos pensamentos e vontade. E toda vontade é mais conquistada do que adquirida.

Há pessoas que vivem em um mundo cinza e frio. Para elas as cores não apenas inexistem, como sua idéia as ofende e machuca. Contudo, é difícil abrir mão desta vida monocolor, já que para transmutá-la é preciso desapegar-se do orgulho, de seu egoísmo e de suas manias, como também é necessário baixar a guarda e aceitar que se é falho, o cometimento de erros, que nossas palavras e atitudes tem o potencial de ferir os outros, que magoam, machucam e destroem.

Hoje temos uma gama de “filosofias” e “religiões” que pregam a irresponsabilidade na caridade. Entre uns basta apenas acreditar para se adquirir a salvação e nada mais. Não importa seus atos e as conseqüências provenientes deles, pois se você crê e já aceitou, o seu quinhão no céu está reservado. Para outros, a evolução espiritual entre vidas e o “karma” faz olharem para os demais seres humanos como pessoas inferiores, que estão naquela situação por motivos próprios e devem padecer para evoluir. Tudo tão egoísta! (Inclusive, o karma, palavra definida originalmente pelo budismo, significa ação e vontade e pressupõe mudança).

É preciso mudar o mundo interior. Ser mais humano. Considerar se não se está na verdade apenas tomando medidas para continuar em uma situação de conforto e comodismo, sem perceber suas próprias responsabilidades na teia da vida. Quem não olha pro lado e não reconhece o outro, não pode esperar que o Absoluto possa também considerá-lo. Somos medidos com a mesma medida que usamos em relação aos outros.

Independentemente de quantas vidas temos, de acreditar que a aceitação de um nome trás ou não a salvação, o importante é o que construímos, cada tijolo que acrescentamos nas nossas relações entre nossos semelhantes. É ser pai, mãe, filho, filha, irmão, irmã, amigo, mestre discípulo. É respirar e sonhar juntos. Aí sim, a vida se torna multicolorida, pois a partir de agora o suspiro, o sorriso, a lágrima, o sonho... serão as cores que alimentarão o espírito em sua vida à plenitude e pode-se dizer “Estou vivo”!

por Fred Félix

Viver é ser outro. Nem sentir é possível se hoje se sente como ontem se sentiu: sentir hoje o mesmo que ontem não é sentir - é lembrar hoje o que se sentiu ontem, ser hoje o cadáver vivo do que ontem foi a vida perdida” – Fernando Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário